terça-feira, fevereiro 21, 2006


Nomes dos Rios!!!!
Se há uma questão que para mim seja quase existencial, essa é: "Como foram uniformizados os nomes dos rios?" Eu sei que parece absurdo e acredito que seja, e por isso agradeço que se alguem souber a resposta que me diga. Ou seja, como é que os nomes que agora são universais dos rios que existem foram dados? Ou seja há milhares de anos atrás, numa altura em que não havia net's nem msn's, nem sequer telemóveis e que portanto não havia muita comunicação entre os povos, assim segundo o meu pensamento, por exemplo na nascente do rio douro, os locais daí provavelmente chamavam de rio x, umas centenas de kilometros abaixo os locais já poderiam chamar rio y e por aí em diante até chegar ao porto. Tenho que chamar a atenção que nesta altura ainda não existiam países, mas sim vários povos independentes (e corrijam-me se tiver errado). Portanto, como é que se chegou a acordo para este rio se chamar de rio Douro em todos os locais por onde ele passa? Eu sei que é estúpido e só um pessoa demente é que pensa neste tipo de questões, mas se alguém souber a resposta agradecia que me respondessem...:)

Sem comentários: