sexta-feira, abril 07, 2006


Isto é daqui!!!
Todos nós estamos habituados a ouvir e às vezes a usar toda uma panafernália de ditados e expressões populares aplicados às mais variadas situações. Dessas espressões há uma que sinceramente me mete um pouco de confusão. Normalmente é aplicada quando se fala e comida e se quer dizer bem de determinado prato ou especialidade, falo é claro daquela expressão em que dizemos: "Isto é daqui!" enquanto pegamos e abanamos na orelha!!! Não sei se essa expressão é portuguesa ou se também é utilizada noutros países, mas qual é a lógica disso? O que é que tem haver uma comida ser boa com a orelha? Quem inventou isso devia estar a pensar em quê? É que não consigo ver a ligação!!! Porquê pegar na orelha? Porque não na lingua? Sempre tem haver com o paladar!! Porque não pegar no nariz? Ou então porque não se diz "Isto é daqui!" enquanto se pega numa pestana?! Pronto esta foi infeliz. Mas não consigo mesmo relacionar a orelha com um prato ser muito bom. Mas pronto, já agora... este blog é daqui!! (agora adivinhem onde estou a pegar...) cumprimentos

2 comentários:

Joana disse...

Eu percebi e acho que deve haver alguma questao cultural por detras da expressao. Cognitivamente conceptualizamos o BEM/bom em cima o MAL/mau em baixo (ex. ceu/inferno, polegar pra cima/ polegar pra baixo, subida/descida da temperatura, das notas...)mas acho que isso so nao chega. Deve ter alguma coisa a ver com algum costume tribalista... Ha' que investigar!

Anónimo disse...

OLHA LA!Nunca comeste orelha de porco?!n é bom..??é exa a relaçao!!!lololol...ttsss...bjinhos titi..tina