sexta-feira, maio 05, 2006


Polícias da Idade Média
Como é que era a polícia na Idade Média? Certamente será uma pergunta de fácil resposta e certamente será apenas ignorância e preguiça da minha parte, mas da história que conheço e pelos filmes de época que conheço só começa a haver polícia/detectives a partir de Sherlock Holmes, ou seja, finais de séc. XIX/inícios de séc. XX se não estou em erro. E mesmo assim era uma personagem de ficção! Antes disso, assim de repente não me lembro de nada anterior. O único exemplo de filmes/livros que conheço em que se investiga crimes ocorridos e que se passa na Idade Média é no "O Nome da Rosa" (confesso que nunca li!!! crucifiquem-me) e quem investiga são monges, se não estou em erro!!! Mas tirando isso, quem é que investigava os crimes ocorridos nesse tempo? Eu sei que haviam os guardas e quando havia problemas chamavam sempre os guardas, mas eram eles que investigavam? E depois, os "polícias" da altura já seriam como os actuais? Gordos, de bigode e a comerem Donuts? Estou mesmo a imaginar o polícia a aparecer...gordo, de bigode, boné de polícia, cacetete na mão, com o colete da armadura vestido e de colãs a perguntar: "Então vamoss lá bere o que se paschou aqui?" Para não falar daqueles que passavam as multas às carruagens mal estacionadas!!! E depois já tentaram imaginar como seria resolver um crime sem sequer ter acesso a impressões digitais, que agora são tão básicas mas que na altura ainda não se tinha descoberto. Para não falar de computadores! Acho que um investigador actual não faria nada se não tivesse estas tecnologias que agora existem...Como seriam os CSI's da época? Bem, resta-me pedir desculpa por este momento. Certamente estão a pensar: "Porque é que eu perco tempo a leres estas estupidezes?" E já agora, já completei o meu perfil...se tiverem interesse...cumprimentos

1 comentário:

Joana disse...

Hello! Lembras-te do Robin dos Bosques (Robin Hood)??? E do Sheriff de Nottingham que andava sempre atras dele??? Idade Media em absoluto!!! (CSI e que duvido que houvesse...) Jinhos,

Joana